sexta-feira, 25 de março de 2011

Um cordão, uma arara azul e o Orube!

Fale "Pessoas"!
Tudo zen?

Como navegador da barca que vem por entre os verdes e sorrisos do Satélite, me senti demasiadamente cheio de um sentimento alegre e motivador. No desconforto de estar com tanta coisa boa dentro de mim, resolvi compartilhar e te convidar a apreciar um pouco.


Os trabalhos deste ano de 2011 começaram no dia 11 de Março. De lá para cá, todas as noites das 18Hrs até as 21hrs as oficinas/ensaios ganham as ruas do Satélite e entre os sons e cantos, ganham olhares curiosos e atentos pelas janelas e portas das casas. Entre as faces de quem assiste, sorrisos e mais indagações povoam o ambiente que aos poucos parece ganhar em todo ato uma nova cor e um outro pulsar.














Na condução de toda essa energia, jovens de 07 a 20 anos que com seus toques e canções narram e retratam histórias de um bem que já se fez e mais ainda quer. Em um estalo, inebriado e momentaneamente paralisado me percebo no meio daquele todo, daquele monte, daquela gente, daquele entorno.




E de todos "aqueles" e "daqueles" não consigo compor o "tudo". Parece algo imensamente grande que meus olhos não são capazes de cobrir e minha mente, de curiosa que é, tenta formar uma definição que seja, entretanto logo se sente perdida e também pequena, engolida pelo bem estar que se criou.











 As palavras e os ensinamentos recolhidos e transmitidos, a conversa, o acolhimento, o suor e calor expirados...





É claro que são barulhentos! Devem ser, não podem falar muito, são muitas informações: os cortes, os ritmos, a pegada, os banjos, os tons absurdamente altos, as imagens e cores. Tudo efetivo de uma labuta e um afeto sem igual, incrivelmente produzidos em 02 semanas ( se olharmos por um calendário com um "2011 no canto"). Mas não posso me cansar de olhar, e olhar, e olhar...









Quando percebo, o trabalho está feito! Meu coração está vagando por cada integrante, seu instrumento e a voz solta.










Enfim. Orube!


Ahhhh, antes que eu esqueça, neste domingo rolará o Cordão da Arara Azul que junto ao Peixe Boi ganhará as ruas. Saída da escadinha, pela manhã, bem cedinho!












Conselho: Vá sentir tudo isso também!






Abraços'


André Butter

4 comentários:

  1. a emoção é imensa e me sinto lisonjeada de poder participar desse projeto lindo que é o Orube.
    obrigada André por estar conosco nessa longa caminhada.
    e que venha o nosso Cordão da Arara !!!

    ResponderExcluir
  2. ta lindão andré!

    é gratificante toda vez que soltas mesmo que em palavras um pedaço dessa carinho que a nós dedica!

    assim cmo vc considera sorte sua estar conosco,eu tenho certeza que muitos de nós tambem consideram uma sorte sem tamanho que vc tenha nos encontrado tanto pessoalmente como dentro de um pedacinho do seus sentimentos!

    obrigada srº butter pelo carinho expressado!

    beijao,tainá.

    ResponderExcluir
  3. no agradecemos ao André por esse cordão do peixe-boi
    parabéns orube estamos satisfeito e o grupo casa de folha sentimos agradados por acreditar na gente

    ResponderExcluir